Sugestão – Sobre literatura e afeto: uma entrevista

O tema é muito importante para as discussões a respeito de leitura e, em especial, de leitura da literatura. A indicação do vídeo selecionado levará o leitor para a entrevista feita pela professora Deisily de Quadros com a escritora, contadora de histórias e agitadora cultural Célia Cris Silva. O endereço é https://www.facebook.com/linguagensesociedadeunintergrad/videos/1107094956313703

Tive, enquanto professora da Universidade Federal do Paraná, a oportunidade de orientá-las em dissertação de Mestrado e tese de Doutorado e pude, nesse tempo, conviver com duas pesquisadoras entusiasmadas com a literatura para crianças. Deisily construiu seu doutoramento estudando a obra de Lygia Bojunga e Célia Cris concluiu seu Mestrado estudando os contos tradicionais, ditos de fadas.

A importância desses textos acadêmicos poderia restringir-se apenas aos assuntos tratados. Não para essas duas pesquisadoras: elas transformaram o aprendizado em carreiras sólidas dentro do magistério e dentro das atividades culturais destinadas à formação de leitores.

O vídeo com a entrevista mostra entre elas o que o tema da conversa preconiza: afetos originados e intensificados pela leitura e pela literatura. Há ao mesmo tempo uma franca corrente de familiaridade entre entrevistadora e entrevistada que confere um clima de conversa simples, à vontade e carregada de vivências pessoais. Circula no tempo da entrevista uma outra face: a transformação do prazer de ler em ações de intenso compartilhamento desse prazer. Seja na universidade – e em sua comunidade de professores e alunos, seja na sociedade em geral pela atuação com grupos de diferentes idades, recursos materiais e estágios de vida.

Para mim, tendo conhecido as duas pesquisadoras em fases de amadurecimento na área da literatura infantil, foi um enorme prazer de assistir a sua fala agora, senhoras do conhecimento, empolgadas com fazeres, à vontade com livros, leitores e literatura.

Por isso, recomendo fortemente este registro de um depoimento e de uma alegria por compartilhar a força da leitura da literatura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s